Mitos da saúde esclarecidos pelos médicos

Não sabemos de onde surgem, e na maioria são sem fundamento científico. São passados de geração em geração, e muitos são apenas crendices.

1 Alimentos diet têm menos calorias
Os produtos diet não tem menos caloria mas são elaborados sem açúcar para atender diabéticos, muitas vezes são até mesmo mais calóricos.

2 Celular causa tumor cerebral
Por enquanto, a única comprovação científica é que celular pode, sim, causar uma pequena interferência eletromagnética em aparelhos hospitalares. Mas nenhum estudo comprovou tumores.

3 Usamos apenas 10% do cérebro
Todos nossos neurônios estão sob constante estimulação. Se utilizássemos apenas 10% de nossa capacidade cerebral, 90% dos nossos neurônios já teriam morrido, explicam os neurologista.

4 Beber água com açúcar acalma
Isso não passa de efeito placebo, açúcar é fonte de energia e não fornece qualquer efeito tranquilizante. Em uma hora de stress é melhor um chazinho de camomila!

5 Doar sangue engorda
Por unanimidade os médicos afirmam que doar de sangue não engorda, pois nada é inserido na veia do doador. Por outro lado também não emagrece. O volume total doado é no máximo 450 ml, que rapidamente é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas, e outro mito é a alegação que afina ou engrossa o sangue, tão pouco causa dependência. Simplesmente ajuda o próximo.

6 Raspar o cabelo faz com que ele cresça mais forte
Primeiro, ao raspar o cabelo, não se atinge a raiz do mesmo, e portanto, não faz diferença raspar ou cortar com tesoura. E segundo, esse mito vem da comparação com a barba, que por fatores hormonais ficam mais encorpada.Como o homem começa a se barbear na adolescência o senso comum sugere que esta engrossou pelas sucessivas raspagens.
7 Vitamina C previne gripes e resfriados
Eis um mito que pode ter sido inventado pela indústria farmacêutica. Recente estudo australiano realizado com 11 mil pessoas testou a suposta veracidade da afirmação. Metade tomou vitamina C e metade, placebo. Ao final, não houve nenhuma diferença na incidência de gripe entre os grupos.

8 Assistir à TV de muito perto prejudica a visão
Os médicos garantem que realmente não prejudica a saúde dos olhos. Como também ler com pouca luz não faz mal algum. O que faz mal é muita luz direcionada aos olhos, como por exemplo reflexos dos carros.

9 Cerveja preta aumenta a produção de leite materno
Detalhe importantíssimo neste mito: bebidas alcoólicas são contraindicadas para mulheres em fase de amamentação. O que realmente ajuda na amamentação é uma boa alimentação e muita água.

10 Rodelas de batata na testa curam enxaqueca
As batatas estão longe de curar esse terrível problema, o alívio causado na dor se remete a baixa temperatura que provoca à vasoconstrição e atenuam a dor.Mas melhora rápida, somente com medicamentos.

bolsa de gelo11 Faca fria impede que o “galo” apareça na testa
O edema ou hematoma no local de uma pancada irá provocar um inchaço que pode ser amenizado com uma bolsa de gelo no local, muito mais seguro que faca!

12 Comer à noite engorda mais
Um estudo realizado na Suécia mostrou que comer à noite não engorda mais do que em outras horas do dia. Um jantar até duas horas antes de dormir, com peixe ou frango grelhado, salada e arroz integral, é necessário para não apresentar hipoglicemia durante o sono.

13 Chá de quebra pedras para cálculo renal
Alguns trabalhos sugerem que o chá possa impedir o aparecimento de novos cálculos, porém para os já existentes o chá tem o mesmo efeito da água, faz com que se aumente a quantidade de urina produzida, facilitando a expulsão de pedras pequenas. Esse raciocínio vale para qualquer líquido.

14 Comer chocolate dá espinhas
O chocolate não causa espinhas, a maior probabilidade sempre é hereditariedade e hormonal. Mas claro que o consumo exagerado pode agravar sim um quadro já existente.

15 Tomar banho após comer faz mal
Na verdade o que pode causar mal é o esforço físico após uma grande e farta refeição, o sangue está circulando com mais intensidade nos órgãos responsáveis pela digestão e no caso de um mergulho na piscina nada acontece, mas se o mergulho virar indigestãouma disputa de natação de 100 metros livre o sangue será chamado às extremidades como braços e pernas e então o problema ocorre.

Post Author: admin